quarta-feira, 27 de abril de 2016

ACUPUNTURA ACELERA A RECUPERAÇÃO DOS ANIMAIS 

O artigo dessa semana com a Fisio Care Pet trata dos benefícios da acupuntura em animais. Quer saber mais? Acesse: http://petfisio.com.br/blog/acupuntura-para-caes/



Os tratamentos alternativos para cães e gatos vem ganhando cada vez mais espaço na hora de escolher qual recuperação devemos escolher para melhor a qualidade de vida do nosso pet. Um desses tratamentos é a acupuntura para cães.

A acupuntura para cães tem o mesmo resultado quando comparamos as técnicas utilizadas em humanos. Ou seja, as reações são estimuladas pelas agulhas posicionadas nas terminações nervosas que conduzem esse estímulo ao cérebro, que por sua vez responderá. A única diferença está no tamanho, espessura e diâmetro da agulha.

Quando é indicada a acupuntura para cães?

  • Doenças respiratórias (como asma);
  • Doenças relacionadas à estrutura óssea (displasia coxofemoral, artrite, artrose, hérnia de disco);
  • Doenças musculares;
  • Doenças relacionadas ao sistema gastro-intestinal (gastrite, diarreia e outros);
  • Doenças dermatológicas;
  • Doenças neurológicas;
  • Doenças urogenitais;
  • Pós-operatória;
  • Distúrbios endócrinos;
  • Patologia oculares.


Vantagens do uso de acupuntura para cães?

Além de ser um método altamente natural e trazer vantagens no tratamento das doenças objetivamente, a acupuntura veterinária também oferece diversos benefícios que vão além do tratamento em si:

  • Apesar das agulhas, a acupuntura não é dolorosa;
  • Os efeitos colaterais são praticamente nulos;
  • Qualquer cão pode ser tratado pela acupuntura;
  • Serve como tratamento complementar para uma serie de outros tratamentos;
  • Ajuda no alivio de dores frequentes;
  • Equilibra o organismo do cão como um todo;
  • Melhora a qualidade de vida.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Hérnia de Disco em Cães e Gatos | Pet Fisio

Começamos hoje uma parceria com a Fisio Care Pet e semanalmente, vamos abordar temas ligados à fisioterapia e bem-estar animal. O tema de hoje é Hérnia de Disco, mas você pode conhecer mais acessando: http://petfisio.com.br/blog/hernia-de-disco-em-caes-e-gatos/





A hérnia de disco em cães e gatos é uma doença degenerativa que pode acontecer em qualquer disco (C2-C3 à L7-S1), sendo que quase 85% dos casos estão localizados na região tóraco-lombar.

A hérnia de disco em cães e gatos é dividida em dois tipos diferentes: Hansen Tipo I e Hansen Tipo II. Vejamos qual a diferença entre elas:

· A hérnia de disco em pets Hansen Tipo I é caracterizada por uma degeneração condróide do núcleo pulposo que se inicia entre o sexto a sétimo mês de vida do animal, mas a extrusão desse material em direção à medula ocorre na maioria dos casos em cães de 2 a 7 anos de idade, quando o animal realiza um salto ou algum movimento mais brusco, normalmente causando um quadro agudo dos sintomas.

As raças mais acometidas são as condrodistroficas como: Dachshund, Beagle, Lhasa Apso, Shih Tzu, além de raças com tendências condrodistroficas como: Poodle e Cocker Spaniel.

A hérnia de disco canina Hansen Tipo II é caracterizada por proeminência do disco intervertebral sem que ocorra uma ruptura completa do anel fibroso (protusão). A degeneração discal fibróide ocorre em cães mais idosos de todas as raças, sendo mais frequente clinicamente em cães não condrodistróficos de raças de grande porte e mais idosos, como Pastor Alemão, Labradores, Golden Retriver, Boxer, entre outros.

Os sintomas apresentam geralmente progressão crônica de aparecimento mascarado. Na maioria das vezes não são observados sinais clínicos até 5-6 anos de vida.

Quais os sintomas e graus da hérnia de disco em cães e gatos?

A hérnia discal em animais pode apresentar-se desde somente dor no local (grau 1), até dificuldade de locomoção com alguma presença de movimentos (grau 2 e 3), ou até paralisia dos membros (grau 4 e 5).

Quais os tratamentos para a hérnia de disco em cães e gatos?

Foi publicado um artigo no Congresso Brasileiro de Cirurgia Veterinária, em 2012, no qual 100% dos animais que apresentavam hérnia discal canina grau 1 a 4 e não passaram por cirurgia, tratando-se apenas com fisioterapia veterinária, recuperaram totalmente suas funções.

Hoje é de conhecimento geral que os animais paralisados (grau 4 e 5) devem ser indicados para cirurgia dentro de no máximo 72 horas da lesão. Porém, neste mesmo artigo mostrou-se que mais da metade dos casos de pets sem dor profunda e que não passaram por operações conseguiram desenvolver um andar medular ou incoordenado (modulado por arco-reflexo), que permite que o animal volte com grande parte de suas funções locomotoras.

Por que os animais operados com hérnia de disco devem fazer fisioterapia?

A fisioterapia veterinária pós-operatória em casos de hérnia de disco devem iniciar após uma semana de cirurgia. O intuito é controlar o processo inflamatório, melhorar a dor, ganhar massa muscular e retornar a movimentação normal.

É sempre bom alertar, a cirurgia é somente a parte inicial do tratamento, sendo extremamente necessário que dono e cão comparecem nas sessões e pratiquem os exercícios e dicas fisioterápicas após a operação.

quarta-feira, 13 de abril de 2016




Desde o desastre no município de Mariana/MG, a AMPARA Animal se envolveu diretamente, com a intenção de fazer algo pelos animais que estavam sofrendo com aquela situação tão calamitosa. Durante dois meses, prestamos assistência integral aos abrigos improvisados por meio do financiamento de voluntários presentes no local da catástrofe. Em seguida, em conjunto com o Fórum de Defesa Animal, participamos ativamente na elaboração do evento de adoção, que aconteceu no dia 09 e resultou na adoção de 75 animais! Nele tivemos nossa equipe presente realizando a triagem dos adotantes, entrevistas e na organização como um todo. Nos orgulhamos muito em ter acompanhado todo o processo de resgate, reabilitação e adoção desses animais. Essas vidas finalmente tiveram um final feliz!

 



terça-feira, 12 de abril de 2016

BAILE DO VIRA-LATA COM JA RULE!

ATENÇÃO!! Hoje às 12h abriremos as vendas para mais um sucesso!!! 
‪#‎bailedoviralata‬ com Ja Rule na véspera do dias dos namorados! 
Avise os amigos e marque na agenda! 
Vendas no app Ingresse
‪#‎weventos‬
Poucas unidades do ingresso promocional.
Somente online!! www.ingresse.com



segunda-feira, 11 de abril de 2016

Questionamentos de uma Criança

Por Deborah Klabin






Uma criança de 7 anos em casa traz à tona mais dúvidas e questionamentos sobre o universo e a existência do que um mestrado em física quântica, eu imagino.
A diferença é que as questões de ciências exatas oferecem livros, professores e formulas que guiam a busca por respostas.
Já os questionamentos dos filhos vem entre uma garfada e outra na hora do jantar, quando menos se espera.
E foi assim que minha filha colocou em pauta a existência do nosso cachorro:
-mãe, o Tutu é castrado, não é?
- É sim.
- Quer dizer que ele não pode ter filhos, certo?
- Isso.
- Então quando ele morrer, nós não teremos mais nada dele no planeta?

Silêncio.

É. O ciclo da vida resumido em 3 perguntas num dialogo de 20 segundos.

Primeiro mudei de assunto drasticamente e pedi para que ela terminasse de comer e tentei ganhar algum tempo para formular uma explicação razoável.
Mas garfada após garfada vi seu rosto se entristecer com a constatação que construiu: nosso cachorro de fato não pode ter filhotes e um dia vai morrer.
O fim do jantar se antecipou por ela ter preferiu agarrá-lo e aproveitar a agora constatada estadia breve do Tutu nesse mundo.
Antes que eu conseguisse explicar a questão mais complexa e fundamental da existência, pedi ajuda à Juliana Camargo, anja-rainha/ fundadora da Ampara e que cuida de muitos anjos de quatro patas. Além disso, ela que trouxe o Tutu até nossa casa e desde então se tornou meu ombro amigo para desamparos e desesperos caninos e humanos.
O que falar a uma criança que questiona a razão da castração atrelando a este procedimento a responsabilidade pela finitude de um amor tão grande quanto o que temos por nosso cachorro?
Como separar cada etapa para explica-la de forma precisa?



O nascimento e a morte de um animal guardam no meio uma vida totalmente dedicada à lealdade e ao amor aos seus donos e é muito sofrido pensar nessa despedida.  
Eu própria fiquei abalada com a constatação da Gloria. Na verdade por muitos dias não soube nem mesmo organizar minhas impressões a respeito disso tudo, mas como num processo de digestão, o tempo foi me dando elementos o bastante para conseguir explicar para ela e para mim mesma a importância da castração e como se dá a continuidade desses seres mesmo sem perpetuarem seus genes.
O Tutu apareceu aqui meio que caído de paraquedas em nossas vidas. Não sabemos bem de onde veio, o que passou, como viveu. Sabemos apenas que foi castrado ainda novo, teve um lar até os 3 anos e sofreu um abandono traumático que culminou em nosso encontro.
Assim como ele, milhões de animais se tornam páreas num mundo incapaz de acolhê-los. Nada que uma breve passagem pelo Google não comprove: não há vagas em abrigos. Não há lares receptivos.
Não há a mesma sorte nossa e do Tutu para muitos outros animais. 
Não há humanos o bastante para tanto animais.
E por isso cabe a nós, humanos, minimizar os transtornos desse quadro terrível que vemos hoje, de um número incontável de animais morrendo atropelados, desnutridos, amarrados em beira de estrada, jogados em córregos para que se afoguem.
A barbárie não encontra limites.
Acreditem, certas coisas precisam ser mostradas aos filhos ainda pequenos, por mais impressionantes que sejam, para que determinados comportamentos se extingam do planeta. Compartilhei com minha filha tudo o que vi de maus tratos a animais de rua e perguntei: "você acha que seria melhor para esse cachorro viver e morrer assim ou simplesmente não ter nascido e ter permanecido estrelinha até a hora que pudesse vir a Terra, mas para viver sendo bem tratado?"
Ah, mas não há resposta boa o suficiente para ela: "mas mãe... Se fosse assim, o Tutu não teria nascido"
Bom, me apoiei em uma equação matemática simples: o Tutu existe e tem um lar. Mas se ele não existisse, teríamos dado nosso lar a outro cachorro, que poderia ser também bastante especial (ela afirma que isso seria impossível porque ele é o mais especial do mundo).
Depois de bastante conversa, a questão de saúde pública dos milhões –sim, MILHÕES- de animais abandonados Brasil parecia bastante clara. É crucial que se tente por todas as frentes de apoio possíveis dar uma vida digna aos cães e isso só é possível com controle populacional.
Além desse cenário que exige uma força-tarefa, vale ressaltar que a castração é determinante para a saúde dos cães domesticados.
Desafio número dois: o Tutu não deixará continuidade de sua genética de puríssimo vira-lata amoroso?



Sabe... Isso era para mim o ponto mais difícil de toda essa conversa porque ele de fato é o cachorro mais amoroso do universo. Mas basta um passeio pelas ruas ou pelos abrigos para constatar que muitos e muitos animais precisam e precisarão sempre de lar e amor. E talvez o Tutu seja mesmo o mais genial dos cães, mas justamente por ser um vira-lata legítimo, sua genética já é naturalmente pulverizada por aí. Portanto não, não confere a informação de que nada dele vai sobrar no mundo quando ele se for, porque ele na verdade está em todo canto!
Sempre poderemos achar em outros vira-latas um pouco do sorriso otimista dele, ou de seu amor por correr na areia, quem sabe? Nossas chances de que isso aconteça de fato existem. Já tiramos a carta premiada uma vez, com sua chegada. Por que não tiraríamos a segunda? Tenho cá pra mim que somos sortudas nesse assunto.
O terceiro ponto, a respeito da eventual e inevitável morte dele num dia que esperamos estar BEM longe: minha filha...TU-DO, tudo MESMO nesse mundo, morre. Gente, árvore, bicho, ideias, certezas, pássaros, amores, flores... Tudo mesmo.
E sabe... Passa rápido demais o tempo que temos para existir. E por isso devemos ser relevantes, por mais difícil que às vezes isso pareça. Precisamos apreciar tudo que nos somam alegrias e felicidades, sejam estes gente, árvore, bichos, ideias, certezas, pássaros, amores ou flores. Estou a menos de um mês de completar 30 anos e pareço só agora começar a me dar conta disso, também impulsionada por este debate.
Dizem que conselho, se fosse bom, estaria à venda. Mas, ainda acredito que coisas relevantes também acontecem de graça, assim como os vira-latas para adoção. E o meu conselho de mãe é para que, independente do assunto, conversem de forma honesta com seus filhos. A honestidade sempre gera bons frutos e poupa decepções futuras.

Pois é: nosso cachorro um dia vai mesmo morrer. E antes disso não nos deixará filhotes. Mas boa parte do mérito por ele ser esse bicho carinhoso e querido é da castração. Se não fosse castrado, provavelmente não seria tão doce. E sobre seus descendentes, pense na população de vira-latas do mundo como uma enorme família. Nunca nos faltará um a ser ajudado.  



segunda-feira, 4 de abril de 2016








DIA DE FINAL FELIZ!
July foi resgatada pela protetora Ocicleida, já sem um dos seus olhinhos e com bastante secreção. Ela entrou em contato com a AMPARA Animal sobre o caso e encaminhamos ao nosso parceiro Vet Quality Hospital Veterinário 24h, que tem uma equipe supercompetente e amorosa, disposta a ajudar os animais carentes. O Dr. Cauê conversou com o Dr. Rodrigo ChapChap, oftalmologista, que imediatamente se prontificou a ajudar a July e realizou a cirurgia oftalmológica. 
Hoje, recebemos a notícia que July está se recuperando muito bem em sua casa, onde está segura e confortável! Mais um final feliz para uma de nossas amparadas!